A GEAP É NOSSA

AS MULHERES GUERREIRAS QUE ESTÃO A FRENTE DA ASSOCIAÇÃO A GEAP É NOSSA

Dia 08 de março é o dia internacional da mulher e a Associação A GEAP É NOSSA não poderia deixar passar batido uma data tão significativa para as mulheres, especialmente porque sua diretoria é composta por uma maioria feminina, destemida e sem medo de desafios.

Neste Dia Internacional da Mulher, prestamos uma homenagem especial às mulheres da Associação A GEAP É NOSSA, destacando as nossas diretoras, que são mulheres que não fogem à luta. Mulheres que, para além de ocupar funções de direção, são verdadeiras inspirações, desconstruindo muros e desafiando cercas, conduzindo nossa Associação com sabedoria, sensibilidade, discernimento e amor pela causa coletiva.

Suas histórias e realizações são um tributo à força inigualável das mulheres na construção de um ambiente mais igualitário e justo.
Nosso reconhecimento é extensivo às mulheres filiadas à Associação e às simpatizantes com a causa da GEAP É NOSSA. A força, assertividade e determinação dessas mulheres, moldam o presente e, acima de tudo, constroem futuro da nossa Associação.

Mais do que nunca, o momento é de unir forças, ampliar os horizontes da Associação A GEAP É NOSSA e fortalecendo um Movimento que transcende fronteiras. A união é nossa maior força, e, é através dela, que moldaremos um futuro mais igualitário e promissor.

Mas vamos ao que interessa, vamos apresentar nossas guerreiras, será que você conhece todas elas?

Presidente – Vilma Ramos

Secretária-Geral – Leonina Belmira de Almeida Schiavo

Diretora de Assuntos Jurídicos – Maria Bernadete Guimarães de Souza

Diretora de Comunicação – Divanir Pelegrino da Silva

Diretora de Administração – Maria Auxiliadora Sousa da Silva

Diretora Adjunta – Michelle Reis Moreira

Diretora Adjunta – Alessandra Buarque de Araújo Silva

Diretora Adjunta – Natanaela de Souza Pereira

Conselheira Fiscal – Simone de Lucena Lira

Conselheira Fiscal – Estela Marisa Wolfe Goulart

Conselheira Fiscal Suplente – Márcia de Olinda Masson dos Reis

Agora que você já sabe quem são as Guerreiras da Associação, que tal conhecer um pouquinho da história delas?

Vamos começar pela nossa presidente. Vilma Ramos

Eu sou da zona norte de São Paulo, Filha de mãe paraibana e pai paulistano. Tenho duas irmãs. Uma família humilde, mas na infância brinquei de tudo que tinha de brincar, na rua, livre como qualquer criança da minha época. Como menina dos anos 70 subverti a ordem, gostava de, Pipa, jogar bola, pega pega, esconde-esconde.

Me formei e entrei no serviço público mas nunca pensei que iria ter a luta por direitos como parceira na minha vida. Também casei. Ajudei a fundar, associações, sindicatos, na luta política e sindical apanhei da policia. Participei das Diretas Já! Do Fora Collor e da passeata ELE Não.

Nessa minha jornada já perdi grandes amigos e amigas. Continuo viva, lutando no sindicato, o SINSSP-BR e na Associação A GEAP É NOSSA.

Me considero uma grande Mulher como todas são. Por isso somos todas de luta!

E nossa Secretária-Geral é a Leonina Belmira de Almeida Schiavo

Poder fazer!

É o que justifica o meu engajamento em causas que atendam demandas coletivas. Identificada como tal, indiferente às diferenças, impostas pelos grupos de brinquedo, escola, igreja, clube, não me excluía, buscando sempre o pertencimento.

A luta contra a discriminação, conhecida pelas histórias da avó materna, com quem mantinha um pacto de resistência, indicava que era preciso ser forte, outros embates viriam.

Da avó, os primeiros ensinamentos a favor da semelhança entre mulheres e homens perante o Criador, e mais tarde perante a Lei Maior, confirmando a importância do princípio da igualdade, e dando outras razões para lutar como Secretária de Políticas para Mulheres, no partido político e no sindicato da categoria.

Para atuar profissionalmente, a escolha pelo Serviço Social, deu suporte para buscar a Justiça Social tão almejada, com igualdade e solidariedade entre mulheres e homens, cidadãos de direito a viver com dignidade.
Aprovada nos concursos interno e público, me legitimei como profissional da inclusão e promovi centenas à condição de socialmente protegidos.

Meu companheiro de jornada há 47 anos, soube respeitar minhas escolhas, e dividir comigo, a preocupação com o exemplo que damos para nossos dois filhos.

Órfã de mãe, criada por um pai presente e pela avó materna, lavadeira, analfabeta, mas sábia. Fui a primeira mulher nascida na minha cidade a cursar nível superior, e dar concretude ao projeto de evolução do grau de escolaridade dos descendentes daquela que foi o modelo maior de determinação desta afrodescendente que se abre pra vocês.

Nossa Diretora de Assuntos Jurídicos é a Maria Bernadete Guimarães de Souza

Mãe de três filhos, avó de cinco netos e bisavó de duas princesas. A minha trajetória de luta comecei no movimento sindical em 1990 e continuo guerreando até hoje, tenho um objetivo muito claro de luta, de de ajudar e cooperar com a categoria. Fui conselheira na GEAP por duas gestões e antes disso trabalhei três anos na GEAP, no tempo que ainda se chamava Patronal.

Sempre fiz parte dos movimentos sociais e sindicais, e acredito que só vencemos através da luta, como acredito na Associação A GEAP É NOSSA e que ajudei a fundar.

Uma de nossas diretoras adjuntas é a Alessandra Buarque de Araújo Silva

mãe, avó, filha, irmã, companheira e amiga. Natural de Maceió, Alagoas, uma nordestina com muito orgulho.


Filha do Arnaldo e da Adiene, duas referências de ética, honestidade e coerência, valores que moldaram a minha trajetória de vida. Tive uma infância feliz, com duas irmãs companheiras e parceiras de vida, hoje e sempre. Uma filha e dois filhos, uma neta e outro a caminho, que são minha expressão maior do amor mais puro e fraterno.

Família é o meu porto seguro, para onde sempre volto, para celebrar alegrias e ser acolhida nas tristezas.

Mulher trabalhadora, servidora pública, aposentada após 35 anos de trabalho. Minha trajetória e experiência profissional me qualificam para exercer papeis e funções de comprometimento e responsabilidade. Dirigente sindical, diretora da Associação A GEAP É NOSSA e sempre alinhada com os enfrentamentos em busca dos direitos da coletividade. Justiça social sempre foi minha bandeira de luta.

Sou uma mulher feliz!

Uma de nossas Conselheiras Fiscais é a Simone de Lucena Lira

De origem em família pobre, da união de uma costureira com um funcionário público, ambos sertanejos de Caicó/RN e Orobó/PE, sou a filha do meio, numa família de sete filhos, sendo 3 homens mais velhos e 4 mulheres (onde sou a primeira).

Considero-me uma desbravadora e esforçada, por incentivo dos meus pais, que conseguiu formar os sete filhos, muitos deles com doutorado e mestrado.

Como trabalhadora, sou Servidora pública do INSS por 35 anos, hoje aposentada, com atuação em diversos setores, como Auditoria, Setor Financeiro, Procuradoria, Gerente de Seções e de Agências, e com atuação em Conselhos de Cooperativas, dirigente Sindical e da GEAP. Sempre estive na luta pelos trabalhadores, nas greves e nos movimentos políticos, sociais e ainda continuo na luta até hoje, como aqui na Associação A GEAP É NOSSA!

Outra de nossas Conselheiras Fiscais é a Estela Marisa Wolfe Goulart

Nasci em Lages, região serrana de Santa Catarina em 02/05/1961, já desde pequena era uma menina crítica e por isso me achavam de revoltada, isso já com 4 anos de idade e com essa idade fugia de casa, ainda bem que meu anjo da guarda estava sempre atento.

Meu pai trabalhava no Batalhão de Lages era civil e carpinteiro, quando es estava com 15 anos meu pai pediu transferência para o DNER, em Florianópolis e toda a família foi morar em Florianópolis.

Com 18 anos comecei a trabalhar no ex DNER e atual DNIT, como contratada, lá já fiz minha primeira greve, depois fiz concurso para o antigo IAPAS, onde entrei em julho de 1984.

No Ex IAPAS, atual INSS fiz todas as greves até me aposentar em janeiro de 2019, sou mãe solteira de 2 meninos(hoje dois homens), mas ser mãe solteira nunca me impediu de participar das greves e todas as lutas, pelos meu e nossos direitos.

Nas greves eu logo virava líder ou seja liderava na organização dos servidores e por causa disso sofri algumas perseguições, mas tenho muitas lembranças boas de todos os momentos do INSS, dizem que sou guerreira não só porque fiz greves, pois criei dois filhos sozinha, mas o que fiz foi acreditar que só através da lutas realizamos as nossas esperanças e sonhos.

Deixar um comentário

Deixar um comentário