A Associação A GEAP É NOSSA realizou uma reunião virtual todos os beneficiários da GEAP, na última quinta-feira (27/11), para discutir sobre os descredenciamentos da rede de prestadores, visto a situação caótica em que se encontra a Autogestão, e a urgência de acompanhar o percentual de reajuste do plano.
Como é de conhecimento de todos, a GEAP vem enfrentando problemas graves de descapitalização, descredenciamento de prestadores e insegurança para seus beneficiários. Alguns diretores classificaram a instituição como a atual “angústia nacional”, atribuindo a crise à “gestão desastrosa” do Podemos à frente da GEAP e à perda de representação no Conselho de Administração (CONAD).
A Associação informou aos presentes que estão sendo buscadas reuniões com órgãos de controle e regulação, como Controladoria Geral da União (CGU), Tribunal de Contas da União (TCU) e Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), além da própria GEAP, para cobrar explicações sobre descredenciamentos e falta de pagamentos.
Também foi pautado na reunião virtual que a Associação está aberta ao diálogo com entidades representativas dos servidores para as pautas mais centrais como a GEAP, salários e defesa do serviço público, reforçando que os sindicatos estaduais devem incluir a Autogestão nas reivindicações.
Encaminhamentos aprovados na reunião virtual
A reunião virtual da Associação A GEAP É NOSSA aprovou uma série de encaminhamentos práticos, tais como:
- Audiências com diversos órgãos governamentais (ANS, GEAP, TCU, AGU, Ministério da Saúde, Ministério da Previdência, Casa Civil, Senado e Câmara).
- Intensificar a assinatura do abaixo-assinado em defesa da GEAP.
- Criação de vídeos de beneficiários denunciando descredenciamentos, a serem divulgados no YouTube.
- Atos públicos nos estados, com destaque para a Paraíba que fará uma mobilização no dia 4 de dezembro.
- Elaboração de release para a imprensa denunciando a crise da GEAP.
- Inclusão do reajuste e da isonomia do per capita da saúde na mesa nacional de negociação permanente.
- Organização de atos de mobilização em diferentes regiões até 10 de dezembro.
- Orientar os beneficiários para formalizar reclamações na Ouvidoria da GEAP e encaminhá-las à ANS.
- Divulgar a lista de descredenciamentos aos beneficiários.
- Levantamento da dívida da GEAP junto à ANS.
- Encaminhamento de medidas jurídicas possíveis ao setor jurídico da associação.
As falas dos participantes da reunião virtual da Associação A GEAP É NOSSA confirmaram que a crise da GEAP é vista como um problema nacional, exigindo articulação política, mobilização social e medidas jurídicas urgentes, por isso a luta deve ser de todos nós!
É importante que todos os beneficiários se FILIEM à Associação A GEAP É NOSSA clicando aqui.