A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) estuda alterar o rastreamento bienal de câncer de mama, por meio da mamografia, para a faixa etária de 50 anos de idade, seguindo a mesma recomendação do Instituto Nacional do Câncer (INCA) e do Sistema Único de Saúde (SUS).
Atualmente a recomendação das operadoras de saúde é que o exame seja realizado anualmente e em mulheres na faixa etária entre 40 a 69 anos de idade.
Estudos comprovaram que a mamografia realizada antes dos 50 anos diagnosticou 40% dos casos de câncer de mama, sendo que 22% das mortes pela doença ocorreram neste grupo de pacientes.
A medida faz parte do Programa de Certificação de Boas Práticas em Atenção Oncológica (OncoRede) e foi negativamente recebida pelas entidades médicas.
O Correio Braziliense noticiou umas das justificativas da ANS para a alteração da idade e, segundo a nota da Agência Nacional de Saúde Suplementar, “a certificação oncológica tem como objetivo melhorar a qualidade do atendimento aos pacientes oncológicos. As operadoras certificadas oferecerão um serviço diferenciado, incluindo o rastreamento de mamografias em suas carteiras para identificar precocemente o câncer, ajudando a salvar vidas de mulheres”, disse a nota.
O único aspecto positivo que a resolução trará será a diminuição dos custos do exame para as operadoras de saúde, ficando o ônus somente para a paciente do plano que será impactada não só fisicamente como psicologicamente também.
Associação A GEAP É NOSSA, aproveita a oportunidade para também se posicionar contra a recomendação de rastreamento mamográfico bienal entre pacientes de 50 a 69 anos de idade, visto que os 10 anos a mais para o diagnóstico preventivo e precoce pode levar muitas pacientes a um tratamento mais agressivo e diminuindo a realização de cirurgias conservadoras da mama.
FILIE-SE à Associação A GEAP É NOSSA, clicando aqui.
Compartilhe as nossas redes sociais:
Facebook Grupo Privado: A GEAP é Nossa, clique aqui
Instagram: ageapenossa, clique aqui
YouTube: A GEAP É NOSSA, clique aqui
Curta, comente e compartilhe, fique informado porque A GEAP É NOSSA!