Novembro e Dezembro são os meses que ocorrem os reajustes dos planos de saúde da GEAP Autogestão em Saúde, de acordo com a patrocinadora conveniada, que tem optado desde o governo Bolsonaro por ampliar o rol de patrocinadoras fora do âmbito do Executivo Federal.
Atualmente a GEAP possui inúmeros convênios com o judiciário estadual, prefeituras e empresas públicas que não pertencem a União e apesar desta política de ampliação da carteira, adotada no governo anterior e mantida no atual, estes novos convênios correspondem a no máximo 10% dos beneficiários da GEAP, sendo o principal convênio da operadora com a União, correspondendo a 90% dos beneficiários servidores públicos federais.
A Associação A GEAP É NOSSA tem acompanhado de perto a gestão da GEAP, em especial os reajustes que foram aprovados pelo Conselho de Administração da GEAP (CONAD), composto por representantes do governo, no caso MGI, INSS e Ministério da Saúde e por três representantes dos beneficiários, que foram eleitos no início de 2024.
Os reajustes dos planos para os servidores das patrocinadoras que não fazem parte do Convênio da União para o ano de 2025 estão sofrendo de 4,50% a 12,83%. (Clique aqui e veja as patrocinadoras e reajuste que será aplicado).
A discussão do reajuste dos planos do Convênio da União, cujo os servidores recebem o menor per capta dos três poderes poderá ocorrer na reunião extraordinária do CONAD no mês de dezembro.
Vale a pena relembrar que, em dezembro de 2023, o Conselho de Administração da GEAP aprovou por 4 votos favoráveis e 2 contra a proposta do Diretor Presidente da GEAP, Douglas Figueredo, de reajuste dos planos da operadora para o ano de 2024, que penalizou tão somente os idosos da operadora.
Assim, a decisão inédita e discriminatória da Direção da GEAP resultou na aplicação de reajuste de 8,10% apenas para a faixa etária 59+.
A Associação A GEAP É NOSSA está atenta a discussão de reajuste dos planos para 2025 desde o início do mês de outubro, quando se reuniu com o recém chegado Presidente do Conselho, André Bucar, para discutir as principais demandas dos beneficiários da GEAP, entre elas o reajuste de 2025.
Face a relevância do tema, solicitamos a todos os beneficiários, associados ou não, especial atenção a este debate e se necessário nos mobilizarmos para evitarmos que reajustes abusivos e discriminatórios recaiam sobre as costas de quem se sacrifica para manter seu plano de saúde ativo.
FILIE-SE à Associação A GEAP É NOSSA, clicando aqui.
Compartilhe as nossas redes sociais: Facebook Grupo Privado: A GEAP é Nossa, clique aqui
Instagram: ageapenossa, clique aqui
YouTube: A GEAP É NOSSA, clique aqui
Curta, comente e compartilhe, fique informado porque A GEAP É NOSSA!